Brasília tem domingos e feriados sem catraca

Brasília-DF – O duplo objetivo do Governo do Distrito Federal (GDF) é fazer o trânsito fluir melhor e salvar o dia sem trabalho das famílias, em relação ao alto volume de carros em circulação na capital. Já deu certo. O projeto oferece passagens gratuitas no metrô e em ônibus, em domingos e feriados. A iniciativa ganha adesão progressiva e já é um sucesso, mais ainda entre moradores identificados na ‘Classe C’, mais afetada pelo custo diário do transporte e com demanda reprimida, quanto ao lazer das crianças.  

A oferta do GDF ganhou avaliação do Observatório de Qualidade da Sociedade Brasileira Vida no Trânsito e obteve anotação positiva, como medida oficial capaz de gerar benefícios diretos à população, por incentivar e dar opções para um recesso no uso do carro, nos dias em que a maioria das pessoas em circulação está em busca de diversão.

Para o Líder Nacional da Vida no Trânsito, Roberto Ruabela, “é visível o benefício social. A promoção gera maior segurança para todos. As pessoas se deslocam embarcadas e protegidas nos trajetos, com redução de travessias e circuito a pé, à beira das pistas; e chegam mais felizes aos destinos”. Contudo, ele frisa que “é muito importante redobrar o cuidado e a orientação no tempo das faixas de pedestres, acessos e baldeações. A ideia geral é ótima, mas exige desempenho cada vez maior dos agentes envolvidos na operação, inclusive os motoristas dos ônibus, com sobrecarga de serviço”.  

Outro aspecto do programa social de Brasília é ambiental, como observa a bióloga e sanitarista carioca Heliz Menezes da Costa, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis), que reside há dois anos na capital: “Toda e qualquer redução de carro na rua traz um impacto ambiental promissor, com menos emissão de carbono e queda na poluição mais abrasiva”.

Ela observa que a iniciativa do GDF não é em um domingo ou feriado específico, o que garante continuidade. “Os usuários dessas vantagens oferecidas exercem pertencimento, e Brasília sobe mais um degrau, como exemplo de ecologia e inclusão no século XXI”.

A gratuidade no transporte coletivo se soma a outras intervenções que o GDF promove nestes dias mais festivos, como a interdição de pistas do Eixo Monumental e entrega do espaço ao lazer, com forte aproveitamento. A cada domingo e feriado, caminhadas, corridas e passeios de bicicleta atraem grande quantidade de pessoas para a Esplanada. Com ônibus e metrô liberados, o movimento ao ar livre não para de crescer.

A Agência Brasília apurou que o projeto ‘Vai de Graça’, lançado no dia 1º de março, já evoluiu em mais de cinquenta por cento de usuários, entre moradores e turistas que visitam a cidade. Os resultados de fluxo também são confirmados pelo comércio de lanches, pipoca, algodão doce e brinquedos. Os equipamentos culturais, igualmente, já registram maior procura, na vigência da gratuidade no transporte coletivo. O Governo concedente informa que os passageiros não pagam, mas o serviço tem a utilização monitorada pelo uso de Cartão Mobilidade, Vale Transporte, PcD, Passe Idoso ou Passe Livre Estudantil. A corrida de graça nos ônibus e no metrô é garantida, também para quem não dispõe de nenhuma dessas opções. Neste caso, o uso de cartão de débito ou crédito funciona como passaporte à tarifa zero.

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O QUE É

Sociedade Brasileira Vida no Trânsito é uma instituição não governamental criada em 1994, para estruturar iniciativas em educação; conscientização; e qualificação, para todos os contingentes, em especial os mais jovens. A ambição é tornar o trânsito um ambiente favorável à pacificação social, com maior carga de participação nos centros de maior circulação e exposição de trabalho e consumo.

A razão de ser da Vida no Trânsito é aprimorar a mobilidade e reduzir os índices de violência, em garantia da promoção humana. Os objetivos abrangem esforços sociais e políticos, para aprimorar a segurança veicular e viária, com carros e estradas em conversação para a prevenção; ressaltar a unidade de ensino como espaço seguro, de modo a reduzir a exposição de crianças e adolescentes ao perigo da violência em todos os sentidos, inclusive sobre rodas; e aproximar governos e empresas, em ações triangulares de segurança no trânsito, tanto em caráter de emergência, como no planejamento para o futuro, com formações e ativações transversais de desenvolvimento coletivo. Estudos após a pandemia indicam a necessidade de maior empenho no impacto direto, com abordagem multinível nas gerações em escala na sociedade, sobretudo as do espectro Y/Z, fracionadas entre condução de veículos mais leves e demanda de transporte de aplicativos.

Entre os projetos Vida no Trânsito para 2025/26 constam recrutamento de participantes e mobilização em redes sociais; interação com sistemas de ensino; prospecção de usuários de trechos concedidos de estradas federais e estaduais; relacionamento com clientelas de Detrans, como proprietários de veículos e passageiros de transportes regulamentados; e campanhas sequenciais de abordagem em todo o Brasil, juntamente com gestões públicas e privadas. A inovação é uma condição básica de nossos novos projetos.

Desde os anos noventa do século XX, mediante a realidade da época, a Vida no Trânsito move campanhas com um amplo leque de parcerias, apoios e patrocínios, com resultados registrados na mídia e em documentos de avaliação de instituições tão diversas como Bombeiros; Exército Brasileiro; Polícia Militar; Correios; Ministérios da Educação e dos Transportes; Secretarias estaduais e municipais de Educação e de Transportes; universidades; OAB, SBPC; CNBB; e CBF, aliada às federações estaduais de futebol, para exposição de campanhas durante os campeonatos, nas diversas regiões do país. Diversas campanhas tiveram lugar na mídia impressa, no rádio e na TV, com participação de artistas prontificados, com destaque para ocasiões de grandes aglomerações e viagens, como Carnaval, Páscoa e Natal.

A partir de 2025, A Vida no Trânsito traz uma noção mais consequente de parceria, associada aos objetivos quanto à sua própria estrutura e à abordagem para conscientização e prevenção de acidentes, a fim de mover esforços conjugados e obter êxitos perenes. A determinação é promover ações duradouras, para melhorar a correlação no trânsito e extrair responsabilidade local, regional e nacional, em trabalhos com empresas e governos.

A Vida no Trânsito promoverá um ‘Selo de Qualidade e Eficiência’ para órgãos públicos e empresas de todos os portes, conforme desempenho para a aquisição. Com o Selo, a Vida no Trânsito estimulará cuidados mensuráveis na locomoção de empregados e passageiros, inclusive estudantes; a transparência sobre manutenção de frotas de serviço e qualificação funcional; e datas de validade de viaturas oficiais, como ambulâncias e carros policiais. CEOs e gestores públicos poderão explorar a certificação, na comunicação com o público.

Uma das inovações deste ano da Vida no Trânsito é o ‘Manual 3P’, de otimização e aproveitamento em Patrocínio, Participação e Promoção. As experiências de subscrição de mensagens com patrocinadores comerciais e do poder público devem estender efeitos de alcance duradouro, ao seu pessoal operacional e ao seu cliente final. Significa que o pacto de apoio pressupõe perfil definido e sempre em atualização, de quem trabalha para a marca e quem ela quer atingir.

“A proposta da Vida no Trânsito é impactar para um comportamento evolutivo e socialmente limpo, o que exige critérios favoráveis à absorção, e sem ruídos”, esclarece o jornalista e publicitário Roberto Ruabela, Líder Nacional da VT. “Queremos clareza sobre quem está ou estará na cadeia de contato da marca que caminhar conosco, tanto os guerreiros da força de trabalho como o retrato bem definido do público-alvo”, enfatiza. O destinatário final da comunicação testemunhará e será progressivamente despertado, quanto à conduta defensiva e proativa da marca, com a qual se relaciona.

O segundo semestre de 2025 é o período definido para a Vida no Trânsito se ativar nas redes sociais como hub de conteúdo conveniado. O planejamento indica que empresas de todos os tamanhos e setores, a rede de ensino, prefeitura, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Congresso Nacional, governos estaduais e ministérios terão agendamento de postagens pertinentes ao objetivo comum à Vida no Trânsito. Fatos serão preponderantes e não haverá postagem sem informação relevante, para cada segmento.