Rio de Janeiro-RJ – Batido o martelo para o alvará de funcionamento de uma nova fábrica no polo industrial de Maricá-RJ, a CAB Motors, de jipes 4×4. A conquista foi confirmada pelo prefeito Washington Quaquá, de olho na produção do jipe Stark Off-Road 4×4, carro brasileiro capaz de atravessar rios de baixa profundidade e atingir localidades de difícil acesso.
A estimativa de investimento alcança R$ 400 milhões no novo Parque Tecnológico de Ubatiba, com inclusão da empresa de videomonitoramento Ativa System. Ao anunciar o duplo empreendimento, ao lado do prefeito Washington Quaquá, o empresário Antonio Ferreira de Souza escalou em até cinco mil a perspectiva de novos empregos.
A CAB Motors pretende entregar o Stark com a característica de suspensão nas quatro rodas e dois amortecedores, com sistema elétrico nacional. Para alimentar a cadeia de suprimentos, as peças e acessórios também serão produzidos na planta de Maricá. O jipe será lançado em prazos concomitantes com um sistema de atendimento a centros automotivos e o financiamento dos veículos aos clientes, para aquecer o mercado.
Em relação à unidade de videomonitoramento, Ferreira classifica a iniciativa como conquista de produção de alta tecnologia, na fabricação de câmeras dotadas de Inteligência Artificial. No ato de verificação dos portfólios da CAB Motors e da Ativa System, o prefeito Quaquá confirmou a decisão de fazer de sua cidade uma área de inovação. Ele manteve a previsão de entrega da primeira parte do Parque Tecnológico, da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), para os próximos três meses.
Esta é a nova aposta de Quaquá, que marcou seus mandatos anteriores ao implementar o transporte gratuito, com o ônibus vermelhinho, além da Mumbuca, moeda digital usada pela população local para compras no comércio cadastrado de Maricá. Mumbuca se refere a uma espécie especial de abelha, e a escolha desse nome dá aos munícipes a qualidade de polinizadores de negócios, através dos pontos de venda que aderem ao sistema.