VT | Divulgação
Texaco: retorno de um velho conhecido
São Paulo-SP – Fora das estradas brasileiras desde 2008, ao ser adquirida pelo Grupo Ultrapar, a rede de postos Texaco volta ao cenário nacional e já tem ponto de venda em Florianópolis-SC, com expectativa de expansão ainda no decorrer de 2025. As próximas praças a receberem a bandeira Texaco são Rio de Janeiro e São Paulo, na região sudeste.
A marca manteve boa lembrança entre os consumidores brasileiros, que a conhecem desde 1915, quando chegou. O Governo Wenceslau Brás deu à companhia autorização de operação de equipamentos de lubrificação dentro das montadoras e de comercialização produtos segmentados, como óleos, fluidos e graxas.
A volta da Texaco confirma a movimentação no setor de distribuição de combustíveis e intensifica ainda mais a competição. A Petrobras se mantém dominante na produção, enquanto o mercado brasileiro tem na Vibra a principal de três empresas na distribuição, onde também concorrem Raízen e Petrobras. Os principais postos de abastecimento se dividem entre as bandeiras Ipiranga, Shell, BR (Petrobras) e Ale.